07/05/2008

RECEITA DE PAPAS DE MILHO

RECEITA DE PAPAS DE MILHO COM COUVE PORTUGUÊSA

Para 6 pessoas
Ingredientes: para as papas

-Duas couves portuguesas
-500 gramas de farinha de milho
-4 litros de água fria, para as papas
- azeite q b.
- sal q b.

-Arranja-se as couves, lavam-se muito bem, tirando as folhas todas às couves.
-Vamos cortá-las á moda de caldo-verde, e pondo num recipiente.
-Quando tivermos essa operação feita, esfrega-se as couves com um pouco de sal, para lhe retirar a parte mais amarga, característica destas couves.
-Numa panela alta, põe-se água a ferver, cozem-se as couves durante 5 minutos, e apaga-se o fogão.
-Retira-se as couves com uma escumadeira, põe-se a escorrer e a arrefecer
-Quando as couves estiverem bem frias, melhor se forem cozidas na véspera.
-Então vamos juntá-las a pouco e pouco nas mãos, fazendo bolinhas como se fossem bolas de massa para fazer bolos.
-Entretanto vamos pôr a água para fazer as papas num tacho, e deixa-la aquecer bem, começa-se a pôr a farinha antes da água ferver, vamos pondo a farinha, e vamos mexendo com uma colher de pau, sempre no fundo do tacho
Para que a farinha não se agarre ao fundo, e não faça granhões.
-Depois de misturar a farinha toda, deixa-se cozer as papas durante 10 minutos, sempre mexendo, e está na hora de lhe juntarmos as bolinhas da couve que devem estar perto, tempera-se com o azeite e o sal, mexe-se tudo muito bem deixa-se cozer mais dois minutos, e estão prontas para irem para a mesa.
Cuidado não se queime!

Nota: esta receita, eu aprendi a fazer as papas com a minha avó materna, eu adorava quando a minha mãe tinha estas papas para comermos e ainda hoje as faço em minha casa, são muito saborosas e fazem bem à saúde. Mas naquele tempo mexia-se as papas com um colherão de pau, e eram cozidas num tacho de “arame” ou seja de cobre, como hoje, os utensílios de cozinha são diferentes, mexemos as papas com uma colher de pau e fazemos num tacho qualquer.
Experimente e bom apetite!

09-02-2008

2 comentários:

Duarte disse...

Gosto muito da simplicidade do seu blog.Pela primeira vez vejo publicada uma verdadeira receita das célebres papas de milho com todos os promenores como a minha avó tambem as fazia.
Foi este extraordinario alimento que durante a ll Grande Guerra matou a fome e salvou a vida a mihares de pessoas no Funchal.
Com a actual crise deviamos divulgar muitas destas receitas que podem proteger as famílias com alimentos saudáveis ,gostosos e baratos.

Unknown disse...

Ah! Que saudades da minha mãezinha! Que adorava papas com couve, papas com nabiças.