07/05/2008

RECEITA DE SARDINHAS ALBARDADAS

RECEITA DE SARDINHAS ALBARDADAS


Ingredientes:

1 kg de Sardinhas médias
4 Ovos
200g de Farinha de trigo
1 pacote de Pão ralado
1 L de Óleo para fritar

PRPARAÇÃO:
Lavam-se as sardinhas, tiramos-lhe as escamas, e corta-se a cabeça, tira-se as tripas e a espinha, ficam todas abertas espalmadas.
- passa-se por água, põem-se a escorrer, limpam-se muito bem num papel de cozinha, e começa-se a passar pela farinha, uma por uma. Depois passa-se por ovo muito bem batido, e por fim, por pão ralado.
Põe-se ao lume uma frigideira com o óleo até ficar bem quente, e vaie-se fritando poucas de cada vez, dá-se uma volta a cada sardinha, quando estiverem lourinhas estão fritas, e prontas para comer.
Pode acompanhar com arroz e salada a seu gosto.

-Experimente e bom apetite.

- Nota: esta receita é simples, saborosa e barata, também é habitual se comer no dia 1º de Maio, nos piqueniques em Monchique. No meu tempo de criança e jovem, minha mãe também fazia esta iguaria para levar na merenda para o piquenique de dia de Maio. Íamos para longe, punha-mos umas mantas no chão à sombra duma Oliveira, uma toalha de mesa, e a cesta da merenda, com o pessoal todo à volta a comer as sardinhas albardadas e o bolo de Tacho. Era uma alegria naquele tempo a família toda reunida á volta da merenda, no dia de Maio.

01-05-08

Sem comentários: